Nossa Senhora de Sipária - Padroeira de Trinidad y Tobago

Sipária é uma aldeia da ilha de Trinidad, que se orgulha de possuir muitos tesouros espirituais. Nessa aldeia foi erguida a primeira capela à Santíssima Virgem de Sipária, com o título de Divina Pastora ou Nossa Senhora Divina Pastora.
Diz a tradição que a imagem da Virgem aí venerada foi traz ida pelos, espanhóis, na época do descobrimento por Cristóvão Colombo, em 31 de julho de 1498. Os índios a teriam encontrado no meio da mata e no local construíram uma pequena ermida.
Anos mais tarde quiseram levá-la para Oropenche, onde estaria mais acessível aos peregrinos, mas a Santíssima Virgem manifestou sua vontade de permanecer no mesmo local onde fora encontrada.
Então foi construído ali mesmo o seu santuário que hoje recebe os romeiros de todas as Antilhas, da Venezuela e do Brasil.
A festa de Nossa Senhora de Sipária é celebrada todos os anos no segundo domingo depois da Páscoa, quando se lê o evangelho do Bom Pastor.
Devido aos inúmeros prodígios que se manifestam em sem santuário, fruto da grande devoção popular, a imagem ficou conhecida como a Lourdes da ilha de Trinidad.